sexta-feira, 18 de julho de 2008

Gorda ou magra?

Minha auto-imagem está diferente. Quando eu não me olho no espelho, eu me sinto magra, eu me 'vejo' magra, eu sei que, devido a meu novo posicionamento em relação à comida e à atividade física, eu sou uma pessoa magra. O choque vem quando eu de fato me olho no espelho e vejo que quem está lá ainda não sou eu. Ou melhor, sou eu, mas debaixo de umas gordurinhas que não são mais minhas, e estão sendo removidas dia após dia. Mas dói ver isso, dói ver que só eu posso ver quem eu sou. Os outros vão ver o que está à mostra. Eu vejo mais que isso, e estou trazendo a nova Vitória de dentro de mim para fora.

Hoje é um dia especial. Faz 45 dias que comecei a reeducação alimentar com base no sistema dos Vigilantes do Peso.

Hoje também eu me dei conta de como as minhas pernas estão bonitas. Fiquei um tempinho admirando-as, pegando nelas, notando o quanto a flacidez diminuiu e o quão torneadinhas elas estão ficando. Eu me apaixonei por mim de novo. Comecei a gostar dos contornos que meu corpo está desenvolvendo. Ainda me dói ver o quanto tenho de melhorar (sou perfeccionista - e como pode uma pessoa perfeccionista ter feito tudo tão errado na alimentação durante tanto tempo?), mas estou focando mais no aspecto positivo das mudanças que já estão se delineando e, em vez de ficar lamentando pelo que ainda não sou, vou comemorando o que já me tornei. Um dia, vou estar do jeitinho que quis, e vou ficar contentíssima de ter me amado desde agora até lá.

Meu rosto está mais fino, mas ainda assim está redondo. Ele é arredondado, não dá pra mudar isso. Mas ele está mais delicado, meus olhos estão mais faiscantes, estou realmente mais bonita. Isso é muito legal. E quero muito acompanhar essas mudanças e festejar cada uma.

Sempre por volta do segundo mês eu desistia. Está chegando esse período de novo, e graças ao sistema dos vigilantes e às atividades físicas que pratico, não estou disposta a desistir. Além disso, uma coisa fundamental para que eu não desista é acompanhar a trilha de sucesso de algumas das minhas antecessoras, em especial a Cláudia e a Luma.

E vi que elas chegaram à casa dos 50kg com 10 e 12 semanas, respectivamente. Todas começamos com pesos muito semelhantes. Eu estou em minha sétima semana, e amanhã vou descobrir o quanto estou pesando. Tenho a semana 08, a semana 09, a semana 10, a semana 11 e a semana 12 ainda para alcançar os 50 e me manter no mesmo parâmetro. Mas, se não der, paciência. Vou fazendo tudo certo, mas quem dita o ritmo do emagrecimento é o meu corpo.

O importante é manter a saúde ao emagrecer. Sejam lá quantos gramas semanais, que sejam de gordura e não de líquido ou músculo.

Se eu emagrecer 400g por semana,
62.850 (peso do dia 10)
62.400 (semana 07?)
62.000 (semana 08?)
61.600 (semana 09?)
61.200 (semana 10?)
60.800 (semana 11?)
60.400 (semana 12?)
60.000 (semana 13?)
59.600 (semana 14?) <---- será a meta atingida

Daqui a dois meses, nesse ritmo, é certo que eu alcanço os 59. Já emagreci bem mais rápido que isso na minha vida. Mas agora estou no devagar e sempre - ou ainda mais que isso, no devagar e pra sempre.

A calça 40 que me entrou estourando ainda vai ficar larguinha! E a 38 que me espera, e que um dia já me serviu estourando, vai servir bonita.

Não quero vestir manequim 36. Mas o 38 eu quero, sim. Embora o 40 não seja feio nem nada, o 38 é meu predileto. E está cada dia mais perto. Meus manequins já caíram do 46, 44, 42 e agora 40 estourando.

Escrever neste blog é uma espécie de catarse, de terapia, de tratamento. Eu vou escrevendo sem pensar muito e, quando vejo, ali está uma quantidade de pensamentos para mim muito relevantes, de desabafos que me trazem força interior e de auto-conhecimento que o processo me trouxe.

Nem sempre é dia de se destrinchar como hoje eu fiz. Mas foi importante pra mim.

Amanhã eu me peso. Estou com ligeiro medo, apesar de ter feito tudo certo. Sei lá por quê. Bobagem mesmo, faz umas três semanas que o dia da pesagem não é aguardado por mim com alegria, mas sim com apreensão e ansiedade negativa. Deve ser reflexo de ser este o momento clássico em que eu costumava abandonar o barco.

O corpo, em alguns momentos, grita pelos hábitos anteriores - e acho que me pesar é um desses momentos. Em outros momentos, o corpo grita pelos novos hábitos. Hoje, por exemplo, beber dois litros d'água foi super tranqüilo!

Bom, chega de papo. Vou tomar um banho e curtir meu amado, que está dormindo enquanto eu digito estas palavras tão importantes para mim. Se alguém estiver lendo este bloguinho, sinta-se abraçado carinhosamente. Até amanhã!

2 comentários:

Anônimo disse...

Então quebre os espelhos Vitória porque o que conta é como você "sente o seu corpo", isso é consciência corporal!

Seja feliz: tenho certeza de que você está muito bonita.

Beijos

VAL- MG! disse...

OI VI....obrigada msm por tdas suas palavras pra mim, vc nao sabe o qto eh importante...alias sabe sim,ne....pq ninuem caminha sozinha...e ter vc como apoio pra mim eh fundamental...lembro da priemira vez q comentei no seu blog, falei tanta coisa, como se fosse facil pra mim tb,mas nao foi assim q aconteceu....paciencia ne..o jeito eh arregassar as mangas e ir atras do prejuizo e do futuro q eu kero pra mim..

Ja estou olhando psicologos aki mas ainda nao sei, pq nunca axei q iria precisar de um intaum nao sei qual eh bom ou nao....

E não vi q vc tinha me adotado nao..jura???????
nao pudia ter recebido noticia melhor nesse dia q acaba de começar e eu me pesei e tive uma má noticia da Dona Bá, mas isso eh passageiro.....Tenho certeza!!!!!!!!

Bjus

Ah e vc ja foi adotada????Pq se não eu kero fazer isso....
Mas soh de saber q vc vai passar por aki ja me sinto mto mais feliz!!!!!!

Bjusssssssss e boa sorte na sua pesagem!!!